Filipe Ramos, com 36 anos e natural de Amorim, conquistou este sábado o título de Campeão Mundial de XCM Masters na categoria de 35-39 anos. A prova com um percurso de 100 km, e com várias dificuldades, teve lugar na Austrália na última madrugada (hora de Portugal).
Filipe Ramos gastou 4 horas, 25 minutos e 43 segundos para concluir a prova. O segundo classificado, o peruano Osmar Velásquez chegou cerca de 34 minutos depois (4h59m36s). Na terceira posição ficou o australiano Sam Lawford que totalizou o tempo de 5h14m25s, quase mais 49 minutos que o ciclista poveiro.
Recorde-se que no passado mês de junho, o ciclista venceu o título europeu da modalidade neste escalão, na prova realizada na Floresta de Palanges, França, triunfo que alimentou o sonho de participar na prova mundial, que aconteceu agora com uma vitória.
Filipe Ramos, que está inscrito pelo Guilhabreu BTT by Adcrsg, contou entre diversos apoios, com a ajuda da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, concelho que o atleta levou até à Oceânia, onde alcançou este feito histórico.