O preço dos passes do Andante (que dá acesso à Rede Unir e ao Metro) não vai aumentar com o novo ano de 2024. Em comunicado, a Área Metropolitana do Porto (AMP) esclarece que a cobrança continuará a ser de “30 euros para o Andante 3Z ou Municipal – para deslocações em 3 zonas ou dentro de um só município – e 40 euros para o Andante Metropolitano – para deslocações nos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto”.
O congelamento de preços nos passes está de acordo com previsto no Relatório do Orçamento do Estado 2024”. Também a partir de 1 de janeiro entram em vigor os passes, gratuitos, 4-18 e Sub23, “destinados a estudantes entre 4 e 23 anos”.
Relativamente aos passes gratuitos, “os jovens dos 4 aos 18 anos, e presumindo que frequentam o ensino obrigatório, não terão necessidade de fazer prova de inscrição em unidade de ensino, enquanto os jovens entre os 19 aos 23 anos, têm de fazer prova de que são estudantes, através da apresentação de Declaração de Matrícula numa unidade de ensino nacional, passando também a abranger-se os alunos inscritos em cursos médios ou profissionais”, refere a AMP.
Explica a AMP que haverá apenas um aumento de 6,43%, relativo aos “títulos ocasionais Andante”.