Queima do Judas de Vila do Conde homenageia Guerra Junqueiro

0
1628

A 19ª edição da Queima do Judas em Vila do Conde, agendada para o dia 30 de março, contará com uma atividade paralela em homenagem ao escritor Guerra Junqueiro. ‘Histórias à Volta da Candeia’, apresentado pelo grupo O Som do Algodão, será uma das atividades em destaque da edição deste ano, que tem o “bacalhau” como tema central.

O espetáculo paralelo, marcado para o dia 25 de fevereiro, às 11 horas, no Jardim da Junta de Freguesia de Vila do Conde, terá entrada livre para todos os interessados. ‘Histórias à Volta da Candeia’ é uma viagem pelos contos e poesias que ilustram a obra de Guerra Junqueiro, escritor, poeta e político português do século XIX, que viveu em Vila do Conde e que foi um dos principais rostos do movimento ‘Escola Nova’.

O Som do Algodão, composto por uma narradora e uma música, resgata os poemas escritos por Guerra Junqueiro para as suas filhas, presentes na obra ‘Poesias Dispersas’, além de uma seleção dos ‘Contos para a Infância’ recolhidos pelo autor. Através desta apresentação, a companhia pretende envolver o público numa experiência única, explorando as potencialidades do corpo, da palavra, da história e da música.