Correntes Itinerantes chegam a todas as freguesias da Póvoa de Varzim

0
1251

As Correntes Itinerantes estão de volta e, este ano pela primeira vez, vão até todas a freguesias do concelho. Esta atividade paralela do Correntes d´Escritas arranca no dia 21 de fevereiro, com paragem nas freguesias de Amorim, Argivai e Aguçadoura, às 18h30.

Em Amorim, o encontro vai ser na antiga Escola Primária das Sencadas, onde vão estar presentes Afonso Cruz, Dany Wamblre e Minês Castanheira como moderadora. Já em Argivai, vai ter lugar no Salão Villa Argevadi, e vai contar com a presença de Germano Almeida, Joana Bértholo e o poveiro Aurelino Costa como moderador. Na Junta de Freguesia de Aguçadoura, vão juntar-se Jaime Rocha Paulo Campos dos Reis e como moderadora Mafalda Milhões.

No dia 22 de fevereiro, as freguesias contempladas com a visita dos escritores são: Beiriz, Navais, Rates e Terroso. Todas as sessões estão marcadas para as 18h30. Na Casa Cultura Amadeu Matias, em Beiriz, vai receber António Mota, Francisca Camelo e como moderador José Mário Silva.

Entretanto, na Junta de Freguesia de Navais, vão encher a mesa Amélia Muge, Gabriela Ruivo e no lugar de moderador vai estar José Alberto Postiga. A Junta de Freguesia de Rates vai albergar, neste encontro, André Neves, Mafalda Milhões e Marta Bernardes como moderadora da mesa. Para a Junta de Freguesia de Terroso, vão levar muitas histórias, Maria do Rosário Pedreira, Vera dos Reis Valente e como moderador João Céu e Silva.

Por fim, no dia 23 de fevereiro o Correntes vai até Aver-o-Mar, Estela, Laúndos e Balasar. Todas as sessões começam às 18h30. No Centro de Ocupação de Tempos Livres (COTL) DE Aver-o-Mar, José Alberto Postiga, Onésimo Teotónio Almeida vão estar à conversa com a moderação de João Gobern. Na Junta de Freguesia da Estela, vai estar Aurelino Costa, Luís Osório e como moderadora Adélia Carvalho.

Em Laúndos, na Junta de Freguesia, vão encontrar-se Ana Paula Tavares, Carlos Quiroga e como moderador Renato Filipe Cardoso. O último encontro do Correntes Itinerantes, vai ser na Casa Paroquial de Balasar, que vai receber Gabriela Ruivo, Lélia Nunes e como moderador João Rios.

Sobre as Correntes Itinerantes chegarem a todas as freguesias, o vice-presidente e vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, afirma “todas as freguesias, é isso que nós queremos. Este ano, nos 25 anos das Correntes, atingimos esse objetivo.”

Para quem vai assistir às mesas nas suas freguesias pela primeira vez, Luís Diamantino disse “eu só apelo para que a população acorra, como tem acorrido em Navais, em S. Pedro de Rates, em Laúndos. Temos ido a outros sítios e convém que apareçam, e vão gostar com certeza.”