Escola Rocha Peixoto celebra centenário a 10 de novembro

0
118

A Escola Secundária de Rocha Peixoto está prestes a celebrar o seu centenário. Iniciadas há um ano, em novembro de 2023, as celebrações culminam no dia de aniversário, 10 de novembro, com uma sessão solene, lançamento de um livro e um almoço comemorativo.

As comemorações arrancam às 9h30 desse domingo, com a sessão solene que incluirá a entrega de diplomas do Secundário. Segue-se, às 11h30, o lançamento do livro dos 100 anos da Escola e, uma hora mais tarde, um almoço nas instalações da escola.

Lembre-se que a Escola Rocha Peixoto está, desde novembro do ano passado, a celebrar o seu centenário, com ações a cada dia 10. A iniciativa do mês de outubro foi o lançamento do livro que marca a 14ª edição d’Os Escritores da Rocha Peixoto, uma coletânea de textos em prosa e poesia, escrita e ilustrada pela comunidade escolar e inspirada pelo centenário da escola e pelos 50 anos de Abril.

A Escola Secundária de Rocha Peixoto, inicialmente designada Escola Industrial Patrão Sérgio, foi criada em 1924. Ao longo dos anos, a escola teve muitos nomes, mas o nome atual foi definido no ano de 1979. Em 1981, realizou-se uma sessão solene em homenagem a Rocha Peixoto, que voltou a ser o patrono do estabelecimento.

No final do ano letivo de 2007/08, foram iniciadas as obras de modernização das instalações da escola. A remodelação foi inaugurada a 16 de janeiro de 2010, e permitiu um aumento da capacidade de ocupação que se traduziu em mais turmas.

Atualmente, e segundo dados inscritos no site oficial da escola, tem 182 professores e 1.656 alunos: 409 alunos do 3º ciclo do ensino básico diurno, 848 alunos do ensino secundário dos Cursos Científico-Humanísticos e 389 alunos do ensino secundário dos Cursos Profissionais.