Escola Rocha Peixoto comemora 100 anos em dia histórico e em ambiente de festa (fotos)

0
803

“Uma Escola de todos para todos” foi assim que Luís Fabião, diretor da Secundária Rocha Peixoto, caracterizou a escola que este domingo, 10 de novembro, festeja 100 anos de existência.

Na cerimónia comemorativa realizada no pavilhão do estabelecimento de ensino, o diretor agradeceu a todos, desde diretores, professores, auxiliares e alunos, que deram vida à Escola Rocha Peixoto.

Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara da Póvoa, afirmou ser um vereador da Educação “muito orgulhoso” na passagem do centenário da escola, além de expressar “a sorte de estar neste momento, sorte que estendeu a todos por participarem nestes 100 anos da Rocha Peixoto”.

O programa contou, ainda, com o lançamento do livro “ESCOLA ROCHA PEIXOTO”, de autoria de Justino Pereira, antigo professor da secundária, obra que apresenta como pontos fundamentais, o ensino técnico, os locais por onde passou a escola, as atividades da escola e o nome de todos os professores e funcionários que deram “vida à escola durante o percurso centenário”.

Durante a festa foram entregues diplomas a cerca de 120 alunos, de dez cursos, que concluíram o secundário e que agora seguem outras vias de ensino e vidas profissionais. O encontro teve a particularidade de ter momentos culturais, com dança, música e uma cena da Opereta Maria, texto escrito pelo antigo diretor da escola, José Sá, e interpretado pelo grupo das Tricanas Poveiras. Entretanto várias dezenas de antigos alunos juntaram-se ao convívio, com direção da escola e convidados num almoço, onde as recordações da escola de outros tempos também fez parte da ementa. Reportagem desenvolvida em edição digital e papel das próximas semanas. Fotos José Alberto Nogueira.