A tarde desta quinta-feira (14) ficou marcada pela festa de São Martinhos dos Avós e Netos, promovida pela União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, que juntou 350 pessoas, no salão da Associação Cultural e Recreativa da Matriz.
Ricardo Silva, presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, adiantou que devido à procura das atividades da junta, da qual o magusto faz parte, “na próxima edição, vamos ter de desdobrar em 2 dias de magusto”. Para a junta já é habitual o número de pessoas que querem fazer parte das atividades e, tal como “com os passeios seniores, que já levam sensivelmente 1000 pessoas todos os anos, e que nós fizemos foi desdobrar em 4 dias”, afirmou Ricardo Silva.
O presidente da União de Freguesias agradeceu a todos os envolvidos nesta iniciativa e recordou que “o que se passa agora na Póvoa cidade e que os últimos censos mostram é que há um crescimento muito grande da população e noto isto, também devido às minhas funções na junta, passo passar muitos atestados de residência, ou seja, as pessoas alteram a residência delas” e continuou com explicação “são pessoas de Guimarães, de Vizela ou de Famalicão que já tinham casa de férias na Póvoa e querem ficar cá a morar”. Ricardo Silva terminou sublinhando que estas pessoas “são obviamente acolhidos pela junta e pela população em geral, porque rapidamente arranjam uma forma de eles se integrarem e acabam por participar nas atividades da junta.
Como evento intergeracional que é, estiveram também presentes algumas crianças do Instituto Maria da paz Varzim.
Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, marcou presença e fez questão de dizer “que a vida é feita também de festa, não é só tristezas e estas festa é uma forma de nos encontrarmos todos e, por isso, quero felicitar o presidente da junta pelo trabalho realizado”. O vice-presidente acabou a entoar a frase: “Ala Ala, Ala Arriba”.
A festa continuou com música e subiu ao palco o Grupo de Cantares da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai.