Agravamento da agitação marítima coloca Póvoa e Vila do Conde em alerta amarelo

0
478

Em comunicado operacional, as Capitanias dos Portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde alertam para o agravamento da agitação marítima, durante os dias 24 e 25 de janeiro, com ondas de noroeste a chegar ao 4 e 5 metros.

Para já, as barras dos Portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde estão abertas a toda a navegação, mas é uma situação que está em permanente avaliação, sendo provável que venham a fechar.

A Autoridade Marítima lembra, em especial à comunidade piscatória e de náutica se recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução, de acordo com as recomendações das capitanias dos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.

Para a população em geral, que habitualmente frequenta as zonas costeiras ao longo de toda a faixa litoral oeste do Continente, aconselha-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco.

Segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a previsão para o distrito do Porto, que engloba a Póvoa de Varzim e Vila do Conde, é de aviso amarelo devido à agitação marítima e à chuva, com períodos fortes, para o dia 24 de janeiro.