Aumento da agitação marítima leva ao fecho das barras da Póvoa de Varzim e Vila do Conde

0
157

As barras marítimas da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde estão fechas a toda a navegação. A Capitania dos Portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde emitiu o comunicado alertando para o agravamento significativo da agitação marítima, com aviso amarelo, mas principalmente laranja previsto até sexta-feira.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito do Porto encontra-se sob aviso amarelo a partir das 12h00 desta terça‑feira, 20 de janeiro, prolongando‑se até às 21h00 de amanhã, com a previsão de ondas entre 4 e 5 metros. A partir das 21h00 de quarta‑feira, o aviso sobe para laranja, prevendo‑se ondulação de 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir máximos de 12 metros.

A autoridade recomenda o regresso da comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar ao porto de abrigo mais próximo, bem como a adoção de medidas de precaução, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.

À população em geral, aconselha-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco.