Póvoa de Varzim e Vila do Conde sob aviso laranja com ondas próximas dos 11 metros

0
203

Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão sob aviso laranja devido à forte agitação marítima, com previsão de ondas que poderão alcançar os 11 metros durante todo o dia de segunda-feira e terça-feira. Estas condições fazem com que a Capitania do porto da Póvoa de Varzim/Vila do Conde mantenham as barras marítimas fechadas a toda a navegação.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito do Porto estará sob aviso amarelo e laranja pelo menos até quarta-feira. O aviso laranja já está em vigor, com ondulação entre 5 e 6 metros, com ondas a poderem chegar aos 11 metros, o aviso laranja estará em vigo até às 23h59 de terça-feira. Durante a madrugada de quarta-feira o aviso passa a amarelo, com ondas entre 4 e 5 metros de altura, o aviso amarelo não tem até ao momento data final.

A autoridade recomenda o regresso da comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar ao porto de abrigo mais próximo, bem como a adoção de medidas de precaução, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.

À população em geral, aconselha-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco.