O escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez venceu o Prémio Literário Casino da Póvoa, no valor de 20 mil euros, atribuído na abertura do 19º Correntes d´Escritas, na manhã de quarta-feira. A sua obra «A Forma das Ruínas» recolheu três votos do júri, mais um que «Escola de Náufragos», de Jaime Rocha.
Os três jurados destacaram naquele livro o “extraordinário fôlego narrativo e notável retrato da história da Colômbia do séc. XX fruto de uma vasta investigação pessoal e literária”. “A partir de dois homicídios políticos que permanecem como feridas na memória coletiva, Juan Gabriel Vásquez criou uma ambiciosa e muito bem conseguida arquitetura romanesca. Além da criação de grandes contraditórios e fascinantes personagens, o romance destaca-se pelo modo como fala do nosso tempo”, justificaram, na sua declaração de voto.
Prémio Literário Papelaria Locus: «Balacon», de Ana Beatriz Correia de Sousa
Prémio Conto Infantil Ilustrado: «O Advento na Achada», do 4º ano da Escola EBJI Dr. Clemente Tavares, de Gaula, Sta. Cruz, Madeira
Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha: o júri decidiu não atribuir por, segundo a maioria dos seus elementos, “não corresponder à exigência literária necessária”
Foto José Novais