Vila-condense é voluntário do ano pela segunda vez consecutiva

0
2858

O vila-condense José Tiago Sousa conseguiu um feito inédito na história da Universidade do Porto, ao ser pela segunda vez consecutiva distinguido com o galardão “Voluntário U. Porto”. Já havia vencido o reconhecimento relativo ao ano letivo 2017/2018 e agora foi distinguido quanto ao de 2018/2019.

A cerimónia de entrega aos vencedores teve lugar na Reitoria da Universidade do Porto, dia 6 de dezembro. Entre outras figuras ilustres, contou com a presença do antigo presidente da República Jorge Sampaio.

O foco desta distinção esteve no domínio ambiental. Recorde-se que o jovem José Sousa, da associação Solidarity Soul, participou no intercâmbio europeu para a promoção da sustentabilidade em Turim, Itália. A isso acresce a sua dedicação à causa ambiental na Reserva Ornitológica de Mindelo.

Na resumo da descrição apresentada pela Universidade sobre o jovem, podia ler-se: “Todos os caminhos conduzem à ROM. A sua posição firme e clara, em favor da preservação ambiental e histórica da reserva é o motor da diversidade de iniciativas, da mobilização notável e da atenção mediática para esta zona”.