A 11 jornadas do fim da II Liga, pode o Varzim evitar a despromoção?

0
1173

Faltam apenas 11 jornadas para a conclusão da II Liga, e o Varzim Sport Clube encontra-se em zona de despromoção, quatro pontos abaixo da linha de água. Segundo a Betway e outras casas de apostas desportivas de referência, os Lobos do Mar terão muitas dificuldades em continuar a jogar no segundo escalão na próxima temporada. A equipa orientada por António Barbosa regista apenas 4 vitórias desde o início da competição (num total de 23 jogos).
No entanto, pode existir uma luz verde de esperança para os Poveiros, principalmente se tivermos em conta o balanço da tabela classificativa.

Varzim já foi orientado por 4 treinadores diferentes esta temporada

Antes de António Barbosa ter chegado do Trofense para tentar manter um aflito Varzim na II Liga, a equipa foi orientada por três outros treinadores, num claro sinal do clima de instabilidade que se sente no clube. Miguel Leal durou apenas 8 jogos, Paulo Alves permaneceu por 6 jornadas e o treinador-interino Vitoriano Ramos orientou a equipa em apenas 2 partidas. Os três treinadores conseguiram cada um apenas 1 vitória, sendo que António Barbosa foi capaz ultrapassar esse registo após apenas 8 jogos à frente do clube (venceu a Académica e o FC Porto B por margens mínimas).
Com uma margem de 4 pontos de distância para a zona de manutenção, apostar numa recuperação do Varzim no site betway.pt pode parecer uma má ideia. O atual técnico não foi capaz de manter um registo vitorioso no jogo contra o Leixões e o clube tem sido incapaz de reunir qualquer tipo de consistência competitiva, com excepção de algumas séries de derrotas consecutivas. Mas a grande esperança dos Lobos do Mar pode residir no facto de que as 4 últimas equipas em zona de manutenção contabilizam um total de 22 pontos, naquele que é um indicador claro de que existe margem para erro na luta pela permanência na II Liga.

Candidatos à descida podem vir a ceder?

Olhando para a tabela classificativa da II Liga, fica claro de que ainda existe esperança para a manutenção do Varzim. O FC Porto B encontra-se no último lugar da tabela, com apenas menos 1 ponto, mas existem quatro clubes que contabilizam uma frágil vantagem de apenas 4 pontos: o Oliveirense, o Cova da Piedade, o Sporting da Covilhã e o Académico de Viseu. Tal como o Varzim, estes quatro emblemas têm-se vindo a apresentar com um nível de forma muito inconstante.
Olhando para estes quatro potenciais candidatos à despromoção e para o restante calendário do Varzim, passar pela Betway e apostar no clube da Póvoa deixa de parecer tão insensato: o Varzim ainda vai jogar diretamente contra 3 destes 4 clubes e conta com um rol de jogos relativamente acessíveis, frente a clubes do meio da tabela como o Penafiel, o Mafra, ou o Casa Pia. Além disso, terá a oportunidade de jogar contra o Estoril, o líder da classificação: uma potencial vitória pode vir a ter um efeito moralizador tremendo para os Lobos do Mar, principalmente se tivermos em conta que os pupilos de António Barbosa derrotaram recentemente a favorita Académica.