Abastecimento de embarcação polui o cais da Póvoa de Varzim

6731

Os serviços da Marina da Póvoa de Varzim deram o alerta para a presença de uma substância poluente na marina da cidade. Esta precaução adveio da existência de uma mancha poluente, proveniente d cais de abastecimento, que continha “um cheiro intenso a hidrocarbonetos”, sendo que “o Capitão do Porto coordenou uma operação de contenção e limpeza da matéria poluente”, refere nota da Capitania da Póvoa de Varzim.

A Polícia Marítima tomou conta da ocorrência, com o apoio de dezanove indivíduos (contabilizados entre militares, militarizados e civis), equipamento de recolha e meios motorizados, bem como da Capitania da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

De salientar que “em 6 horas de operação o material poluente foi circunscrito a uma zona segura, seguindo-se o processo de recolha com recurso a material absorvente”, menciona a mesma nota, que acrescenta “Na origem do acidente terá estado um eventual derrame acidental de uma embarcação durante uma operação de abastecimento no cais do combustível”.