Agricultura na Póvoa de Varzim

0
672

A Póvoa de Varzim é um concelho caracterizado por estar ladeado pelo mar (Oceano Atlântico), onde toda a nossa população piscatória se foca e tira maior partido dos seus recursos para se governar. A outra parte da população sobrevive através da agricultura, uns na produção de leite e outros na horticultura, essencialmente. Também temos alguma produção de flores de corte, onde temos importantes produtores nacionais. Sabemos que o nosso Município é bastante forte no setor primário e temos muita população dependente destas vertentes: pesca e agricultura e tudo o que nela está associado, melhorando desta forma o município socioeconomicamente.

Com o passar dos anos, tem-se observado que o número de produtores agrícolas tem diminuído, a área agrícola cultivada tem permanecido a mesma apesar de alguma pressão imobiliária. Por sua vez os produtores mantêm o seu legado familiar num esforço de gerações, para conseguir manter os seus terrenos a produzir alimentos mantendo-os livres de espécies invasoras.

O envelhecimento da agricultura é notório, são cada vez mais os agricultores com mais de 65 anos. Segundo o INE (2019), “o envelhecimento de dois anos na idade média dos produtores face a 2009. Mais de metade (52,5%) têm idade superior a 64 anos”. Infelizmente, ainda se olha para a atividade agrícola com desdém, mas o facto é que nos tempos atuais é necessária formação específica para se cumprir com todas as exigências em matérias de bem-estar animal e boas práticas agrícolas. Este conhecimento só beneficia todos os cidadãos, pois temos empresários conscientes e com sensibilidade para as suas decisões que conseguem ser fator de melhoria social, uma vez que a agricultura serve de pilar a todos os outros setores.

Mas qual o futuro da agricultura na Póvoa de Varzim?

É no cerne desta questão que a Cooperativa Agrícola da Póvoa se destaca, pois incentiva os agricultores mais jovens a manter-se na atividade, apresentando argumentos para tal, contribuindo com formação e outras todas as valências necessárias à produção, acompanhamento técnico assim como o tratamento de toda a burocracia a que o agricultor é submetido. Desta forma, há um valor acrescido em que a Varzicoop (Cooperativa Agrícola da Póvoa) quer ser uma parte integrante do setor primário beneficiando todos os munícipes. De uma forma geral, os produtores são bem acompanhados e têm formação específica na área, que resulta em produções saudáveis e sustentáveis.