“ALL IN Rumo à Igualdade no Desporto”

“Tu não queres ser cheerleader. Queres que gritem por ti. A vida é participar, não desistir.”

Esta frase foi dita pelo pai da Katherine Switzer, a primeira mulher a participar na maratona de Boston, sendo que a mesma atleta fez questão de a ouvir e de a encarar como um conselho para nunca desistir de acreditar nas suas qualidades enquanto atleta.

Num mundo em constante progresso, que acredito que caminha para a igualdade no desporto, onde o direito à prática desportiva não depende da etnia, cultura, género ou classe social, dados como os que foram partilhados no fórum nacional “ALL IN Rumo à Igualdade no Desporto”, realizado em dezembro de 2020, requerem uma reflexão.

O inquérito ALL IN realizado pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) revela que 78% das mulheres portuguesas nunca “efetuaram qualquer atividade física” e, no que respeita ao desporto federado, demonstra que apenas 30% do universo de atletas é do sexo feminino. Muito mais podíamos concluir se analisássemos os dados relativos a treinadores, dirigentes ou ate árbitros.

Estes dados levaram à discussão de medidas concretas para se aumentar a participação desportiva feminina, não só enquanto atletas ou participantes, mas também encargos de liderança em termos de cobertura mediática e investimento. Neste sentido, surgiu um plano nacional que visa a igualdade de género no desporto.

No entanto, não basta que se criem planos. É preciso legislar, regrar e educar. Só através da Educação se consegue mudar o sistema, nomeadamente fazer com que o desporto masculino tenha mais cobertura mediática, seja mais bem pago do que o feminino e exista uma diferença tão acentuada entre géneros na direção, ou em cargos das direções, de instituições desportivas.

Este caminho, embora longe de estar percorrido, vai traçando algumas metas que vemos serem alcançadas por mulheres portuguesas. É o caso da primeira edição da Taça da Liga de Futebol feminina, realizada a 6 de janeiro de 2021, cujo resultado final realçou o trabalho da equipa do Sport Lisboa e Benfica. Destaque também para o Hat-Trick das três equipas de mulheres, nesse dia, em campo.

HENRIQUE FERREIRA

Notícias Relacionadas