Alunos da Flávio Gonçalves visitam Itália em projeto Erasmus

0
1427

Entre os dias 8 e 14 de outubro, os alunos da Escola Dr. Flávio Gonçalves tiveram mais um intercâmbio internacional, no Projeto Erasmus + , que os levou até Itália. A delegação da escola poveira viajou no domingo para Milão (Bergamo), onde foi recebida pela coordenadora italiana, Nuccia Rota, seguindo para San Pellegrino Terme, onde as sessões decorreram, e onde os alunos ficaram a conhecer os amigos italianos que os receberam em suas casas.

Na 2ª feira de manhã realizou-se um espetáculo de boas-vindas no ginásio do instituto, após o qual se iniciaram as apresentações dos trabalhos das delegações. Simultaneamente, as professoras responsáveis reuniram com os coordenadores das outras delegações (Eslovénia, Turquia e Itália), para fazer a avaliação e coordenação do projeto para este ano letivo. Após o almoço, os alunos fizeram a demonstração dos jogos tradicionais. O jantar foi oferecido pelas famílias anfitriãs, no clube da juventude da paróquia.

Na 3ª feira, as delegações fizeram um passeio guiado por San Pellegrino Terme, comuna italiana da região da Lombardia. Seguiu-se a receção às comitivas pelas autoridades locais, na Câmara Municipal. À tarde rumaram a Bergamo, cidade que se divide em duas partes: a Cidade Alta, núcleo histórico construído nas colinas, e a Cidade Baixa. As duas partes estão física e simbolicamente separadas pelo Sistemas Defensivos Venezianos, declarados pela UNESCO Património da Humanidade. Nesse dia os alunos jantaram com as suas famílias de acolhimento.

Na 4ª feira, pela manhã, as delegações passearam pelos bosques da região, e visitaram as vilas de Cornello e Oneta. Ao início da tarde, e de volta à escola, foi altura de apresentar os trabalhos efetuados a partir das visitas a San Pellegrino Terme, Bergamo, Cornello e Oneta. Seguiram-se atividades desportivas na piscina local para todos os membros das delegações.

Na 5ª feira, deslocaram-se a Milão. O jantar foi em casa das famílias de acolhimento, para os alunos, e os professores aproveitaram para conviver num restaurante local.

No último dia, as delegações visitaram Bellagio, cidade geminada com a cidade eslovena de Skofia Loka, pelo que as delegações foram recebidas na Câmara local, onde receberam algumas lembranças.