Alunos de Aver-o-Mar apresentam app que ajuda no esquecimento de crianças em veículos

0
1396

No passado dia 14 de junho, o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar viveu grandes momentos com a festa da interculturalidade. Neste dia, os alunos responsáveis pelo projeto “Miosótis” fizeram formalmente, o teste da versão protótipo.

Este projeto foi pensado pela turma do 8º ano e por alguns alunos do clube de robótica, passa por trabalhar o problema do esquecimento de crianças e/ou animais de estimação dentro de viaturas estacionadas. Propõe-se fazê-lo de forma simples, seguindo os standards da indústria automóvel (CAN-BUS), por forma a detetar que a viatura foi trancada/imobilizada e, assim, iniciar procedimentos de monitorização, que permitirão detetar a presença de humanos ou animais mamíferos no interior da viatura. A quando da deteção acontece, o sistema enviará um sinal de alerta, recorrendo a tecnologia de comunicação sem fios de longo alcance, que permita que o utilizador receba uma notificação de alerta.

Com o “Miosótis”, o Agrupamento conseguiu apurar-se para a competição nacional APPS for GOOD, tendo recebido para o seu desenvolvimento um kit de componentes elétricos e eletrónicos, oferecido pela SYNOPSYS.