Alunos do agrupamento Flávio Gonçalves em ação de limpeza das praias da Póvoa (fotos)

No passado dia 29 de abril, quinta-feira, realizou-se a atividade «Vamos limpar a nossa praia», no âmbito do programa Eco-Escolas, em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Cerca de 170 alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves, das turmas do 8ºA, 8º E, 8º G, 9º A e ainda três turmas do 4º ano da Escola de Sininhos e do Desterro, foram divididos em pequenos grupos para limpar os resíduos acumulados ao longo da costa poveira. As praias, desde o Diana Bar até ao Bar da Praia, foram previamente definidas para cada grupo/turma, decorrendo esta ação de limpeza ao longo de todo o dia.

Acompanhados por professores, pela Polícia Marítima e Polícia Municipal, os alunos cumpriram escrupulosamente todas as regras definidas pela Autoridade de Saúde, seguindo o protocolo a que esta pandemia obriga. O Pingo Doce associou-se a esta iniciativa com a oferta de um lanche saudável a todos os participantes.

“O balanço é muito positivo, tendo sido recolhida uma grande quantidade de lixo, sobretudo microplásticos, redes de pesca e cerca de 1500 beatas de cigarro, contabilizadas pelos alunos do 9º A. Toda esta ação leva a refletir sobre alguns comportamentos e atitudes menos responsáveis que põem em causa a sustentabilidade do planeta”, partilhou Afonso Amorim, estudante do 9º ano.

Fotos agrupamento Flávio Gonçalves