Alunos do Colégio de Amorim assistem ao espetáculo “Os maiores segredos do mundo”

0
2121

No final do mês passado, os alunos do 5º ao 12º ano do Colégio de Amorim embarcaram numa viagem fascinante pelo desconhecido. Todos os alunos, tiveram a oportunidade de assistir, no Auditório da Póvoa de Varzim, ao extraordinário espetáculo “Os maiores segredos do mundo” conduzido pelo professor de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, Rogério Martins, conhecido matemático, da série “Isto é Matemática!”.

Nesta apresentação os alunos foram confrontados com o facto de o mundo estar cheio de perguntas muito simples sem resposta.

Os alunos foram desafiados a explorar uma aplicação prática da Matemática em questões do dia a dia, assistindo, inclusive, a experiências ao vivo. Viram dobrar um mapa; conheceram o Gomboc, sólido que funciona como um sempre-em-pé (um brinquedo de crianças), constatando que objetos destes já existem na Natureza, nomeadamente, na carapaça de uma espécie rara de tartarugas (as Indian Star); viram problemas com relógios e metrónomos do século XVII, e viram uma corrente do ralo de uma banheira com 50 metros levitar, quando puxada de uma caneca ou prato, do alto de um escadote.

Com esta atividade, pretendeu-se criar nos nossos alunos a motivação para o estudo de temas mais curriculares, assim como contribuir para a sua cultura científica, em particular, criar um imaginário do mundo do método e da descoberta científica. A forma bem-humorada e leve, tornou esta experiência educativa e muito cativante.

O tema central foi a Matemática. Ainda assim, concluímos que a Matemática e a Física estão intrinsecamente ligadas, partilhando muitos mistérios. Foram ainda criadas analogias com outros áreas: ciências naturais, história e filosofia.