Apreensão de 1.6 toneladas de amêijoa japonesa em V. Conde

473

A unidade de controlo costeiro da GNR apreendeu na madrugada de quinta-feira 1 650 quilos de amêijoa japonesa e diversos artigos de material contrafeito, nas imediações da cidade de Vila do Conde.

De acordo com a GNR, “as apreensões foram desencadeadas por operações de fiscalização com o objetivo de controlar o transporte de bivalves e outras mercadorias. Os militares apuraram que os bivalves tinham sido capturados na ria de Aveiro e seguiam com destino ao mercado do Norte de Espanha, no entanto não possuíam o tamanho mínimo de 4 centímetros previsto por lei para a sua captura. Como tal, o infrator foi identificado, bem como a mercadoria apreendida. Considerando que a amêijoa ainda se encontrava viva, foi restituída ao seu habitat natural”.

No que se refere ao material contrafeito, mais exatamente 341 pares de sapatilhas, estava a ser transportado com o objetivo de ser vendido numa feira local, na região norte do país. O indivíduo com 40 anos foi identificado e todo o material apreendido, seguindo o expediente para o tribunal.