Atleta poveiro conquista títulos nacionais de natação

0
1308

Ricardo Zamith, do Clube Naval Povoense, sagrou-se bicampeão nacional e alcançou um feito inédito ao conquistar 4 inéditos pódios, durante os campeonatos nacionais masters de natação que se realizaram em S. João da Madeira entre 6 e 8 de julho. Nas provas em que participaram 800 nadadores nacionais e estrangeiros, esteve também a nadadora do CNP, Rosa Serra.

O título de bicampeão nacional do atleta poveiro foi conquistado através da vitória nos 50 metros livres e nos 100 metros livres, sendo ainda coroado com dois títulos de vice-campeão nacional ao conquistar a prata nos 200 metros livres e nos 50 metros bruços.

No rescaldo da dupla vitória, o nadador navalista não escondeu a emoção e os objetivos futuros: “Em primeiro lugar, não podia deixar de agradecer ao CNP, por continuar a apostar na classe Master e permitir que os atletas, depois de terminarem a sua carreira competitiva, possam, anos mais tarde, regressar aos treinos e competir como Masters”.

E confessou que “sempre pratiquei e quero continuar a praticar desporto. Por isso, há cerca de dois anos, regressei aos treinos semanais de natação e defini o objetivo de voltar a ser campeão. A última vez foi há 13 anos, em 2011. No ano passado, falhei o objetivo, tendo obtido quatro segundos lugares, mas, após mais um ano de dedicação, desta vez consegui a vitória nos 50 e 100 livres”.

Sobre o título, Zamith disse que “mais do que um título conquistado para o CNP e para a cidade, espero que esta vitória possa servir de inspiração para que as pessoas cuidem da sua saúde, pratiquem mais desporto, definam objetivos e percebam que a idade não é um obstáculo”.