Barco para passeios turísticos movido a energia solar apresentado na inauguração da nova marina

Na manhã de sábado é inaugurado o novo pólo da marina da Póvoa de Varzim, localizado a norte, na frente ribeirinha da cidade. Na cerimónia estarão o ministro do mar Ricardo Serrão Santos, e a secretária de estado das pescas Teresa Coelho.

O momento servirá para o Clube Naval Povoense (CNP) assinar com a Câmara Municipal o protocolo de gestão da marina, e também para apresentar uma nova atração turística.

Trata-se de um barco movido a energia solar, através de painéis fotovoltaicos que carregam a bateria, que, por sua vez, faz a alimentação de dois motores elétricos.

“Tem capacidade máxima para 12 pessoas e será destinado a passeios, sobretudo na área entre as marinas”, explicou Paulo Neves, presidente do CNP. “Custou 50 mil euros mas foi financiado a 100% por verbas de um programa do MAR2020, na sequência de uma candidatura feita em nome da Câmara”. Chegou há poucos dias e faltam ultimar as questões burocráticas e legais. Dentro de algumas semanas deverá estar disponível.

Sobre esta nova marina e o local onde está instalada, Paulo Neves lembra que aquela era uma zona que “estava degradada e que tem vindo a ser recuperada ao longo dos anos pela autarquia”, sendo que este “é mais um importante equipamento que vem completar e dar mais vida à frente ribeirinha”, terminou.