Bombeiros da Póvoa comemoram 144º aniversário e relembram as dificuldades vividas

0
285

O 144º aniversário da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, assinalou-se dia 1 de outubro, no entanto, as comemorações têm data marcada para este próximo sábado, dia 16.

O programa das celebrações será semelhante ao dos anos anteriores, iniciando com a formatura geral e o hastear das bandeiras, seguido pela romagem ao cemitério e por uma sessão solene, “onde estará presente o presidente da Camara Municipal, na qual serão agraciados bombeiros com 5, 10, 15, 20, 25 e 30 anos de serviço”, algo reservado devido às contingências, sem esquecer a bênção de uma nova viatura, afirma Rui Coelho, presidente dos bombeiros.

Ao fazer um rescaldo sobre esta nova realidade experienciada nos últimos dois anos, com a pandemia, a quebra nas fontes de rendimento e a falta de mão de obra apresentam-se como as principais problemáticas a serem enfrentas.

Rui Coelho explica que “afetou-nos de uma forma financeira dramática”, os transportes que eram feitos, principal fonte de rendimento, “caíram abruptamente”.

Para além disto, a falta de mão de obra já se começa a sentir, “mais tarde ou mais cedo o voluntariado vai acabar, isso vai ser um problema gravíssimo”. Por fim, o presidente dos bombeiros apelou à comunidade empatia e reconhecimento pelos serviços prestados , “temos de mostrar estamos agradecidos”.

Notícia completa na edição em papel do MAIS/Semanário de 13 de outubro