Câmara de Vila do Conde avança com ponte pedonal e ciclável sobre o rio Ave (vídeo)

A Câmara de Vila do Conde anunciou a construção de uma nova ponte pedonal e ciclável sobre o rio Ave, que fará a ligação entre a margem direita, na Praça da República junto ao monumento à Rendilheira, e a esquerda, no parque ribeirinho de Azurara.

Esta nova ponte “garantirá aos vila-condenses e aos seus visitantes condições de acessibilidade e mobilidade que promovem deslocações seguras, sustentáveis e amigas do ambiente”, escreve autarquia em comunicado na segunda-feira.

“Tendo como fonte de inspiração a construção naval, a pesca e as delicadas rendas de bilros, a ponte será uma peça escultórica de considerável leveza, partilhando a sua singularidade com a imponência do Mosteiro de Santa Clara, a harmonia do edificado no núcleo antigo e a beleza natural do parque ribeirinho de Azurara, cumprindo a sua funcionalidade de forma integrada”, pode ler-se.

O projeto tem os pareceres favoráveis de Agência Portuguesa do Ambiente, Capitania de Vila do Conde, Docapesca, Direção Regional de Cultura Norte, Direção Geral do Património Cultural, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e Assembleia Municipal.