Câmara de Vila do Conde implementa projeto-piloto de rega sustentável

0
1127

A Câmara Municipal de Vila do Conde vai implementar um sistema de rega sustentável, em colaboração com a Área Metropolitana do Porto (AMP) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Esta iniciativa pioneira está integrada no Plano Metropolitano de promoção do uso consciente da água, e vai ajudar a promover o uso eficiente da água nos espaços verdes públicos do município. Com este projeto, vai ser possível mitigar o desperdício de água e otimizar o uso nas atividades de rega dos espaços verdes públicos.

Tudo isto só vai ser possível graças à implementação de tecnologias de ponta à instalação de sensores avançados, programadores com tecnologia LoRaTM e Bluetooth, e antenas WiFi-LoRaTM, alimentados por energia solar, permitindo uma gestão remota e eficiente da rega.

Através da plataforma MySOLEM, será possível monitorizar, em tempo real, os dados recolhidos pelos sensores e ajustar automaticamente os tempos de rega com base nas condições climáticas locais. Para além disso, esta plataforma diz quais são os tempos de rega conforme as previsões climáticas, e alertas para deteção de consumos anómalos, como fugas de água, permitindo uma intervenção rápida por parte dos serviços municipais.

O presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, afirma que “este projeto-piloto é um passo significativo na direção certa, demonstrando o nosso compromisso com a preservação do ambiente e o bem-estar da nossa comunidade.”

Prevê-se que este projeto esteja pronto a funcionar este verão e vai ser será implementado em diversos espaços verdes do município, incluindo a Avenida Brasil, Jardim Avenida Júlio Graça, Jardim Praça da República, Parque de Jogos, Separador Av. Júlio Saul Dias, Av. Coutinho Lanhos e Jardim Afonso Henriques. Estes locais foram selecionados devido ao seu elevado consumo de água, tornando-se ideias para testar e avaliar a eficácia das soluções propostas.