Cemitério de Amorim fecha dois fins de semanas seguidos

0
1594

Para além do fim de semana de 31 de outubro e 1 de novembro, o cemitério de Amorim também irá encerrar no fim de semana seguinte, a 7 e 8 de novembro, para manter “a defesa da saúde pública”, explica a junta da União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso.

A decisão do encerramento temporário nesses quatro dias prende-se com “a situação pandémica que se agrava de dia para dia e após ouvida a Delegação de Saúde”, explica Carlos Maçães, presidente da junta da união de freguesias.

Quanto ao encerramento de um segundo fim de semana do cemitério em Amorim, prende-se com a tradição popular da freguesia em assinalar as cerimónias religiosas do dia de fiéis defuntos, no domingo seguinte a 1 de novembro, dado que muitos amorinenses também se deslocam ao cemitério da localidade vizinha de Aver-o-Mar, a 1 de novembro, situação que se realiza há várias décadas.

Recorde-se que por determinação da Câmara Municipal da Póvoa e juntas de freguesias, os cemitérios no concelho poveiro vão encerrar nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, para evitar aglomerações de pessoas, numa altura em que os números de infetados pela covid-19 continuam a aumentar.