Centro Educativo de Santa Clara reabre 4 anos depois

0
1444

O Ministério da Justiça reabriu, na passada semana, o Centro Educativo de Santa Clara, em Vila do Conde, agora com gestão pública, num espaço com duas residências, uma para raparigas e outra para rapazes, num total de 24 vagas.

Recorde-se que o Estado havia encerrado o Centro em 2014, transferindo os 41 menores ali internados para centros sobrelotados e deixando os cerca de 70 profissionais, altamente qualificados, que laboravam na unidade, na total incerteza quanto ao seu futuro.

Com a reabertura deste modelar equipamento, cuja cerimónia oficial se espera para breve, importa referir o acompanhamento e as diligências que foram sempre feitas pela Autarquia junto das entidades governamentais competentes, particularmente as desenvolvidas pela Presidente da Câmara, Dra. Elisa Ferraz, no sentido de reverter a situação anterior.

O Centro Educativo de Santa Clara foi construído de raiz, depois de ter encerrado, em 2006, o centro com o mesmo nome e que, durante 62 anos, funcionou no Mosteiro de Santa Clara, sob a gestão partilhada dos Padres Salesianos e do Instituto de Reinserção Social. Na sua construção foram investidos mais de 2 milhões de euros, tendo sido inaugurado em 2010 e considerado como um dos mais modernos do país, encerrando portas 4 anos depois.

Foto: CMVC