Vão reabrir a 3 de maio os Centros Ocupacionais de Aver-o-Mar e da Lapa, na Póvoa de Varzim. Segundo a Câmara Municipal, os dois espaços estão em condições de voltar a funcionar “numa altura em que a maioria dos utentes já foi vacinada”. Os lares estiveram fechados devido à pandemia que, como se sabe, afeta sobretudo as pessoas mais idosas.
Em nota enviada às redações, a autarquia lembra que o executivo municipal decidiu em 2018 “revitalizar” as duas antigas escolas primárias, ao investir 790 mil euros na da Lapa e 895 mil euros na do Cruzeiro.
Hoje, os Centros Ocupacionais são dirigidos particularmente à população sénior do concelho. O objetivo é proporcionar aos idosos “um envelhecimento mais seguro em locais de convívio, permanência e acompanhamento, onde ao contacto social se alia o desenvolvimento de novas capacidades, dando vida ativa àqueles que um dia começaram também nestas escolas a aprender as primeiras letras e que agora, neste mesmo espaço, passam a aprender outras competências”, disse Aires Pereira aquando da inauguração.
Na foto, de arquivo, o Centro Ocupacional da Lapa