Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves disponibiliza ventilador na luta contra a epidemia

0
2864

A Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves Lda. disponibilizou ventilador para ajudar no tratamento de pacientes com Covid19, tendo em conta as carências existentes no Serviço Nacional de Sáude (SNS), com a pandemia em curva ascendente e em crescimento exponencial.

O aparelho, no valor de 5 mil euros e completamente novo, foi assim entregue ao Hospital Eduardo Santos Silva – Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho por indicação da Administração Regional de Saúde do Norte, a quem foi colocado o equipamento à disposição.

Num momento extremamente difícil para o país, pois tudo tem ocorrido de forma rápida, a clínica sentiu “ser sua obrigação contribuir dentro das suas possibilidades para ajudar a minimizar os problemas da comunidade”.

De igual modo, e já na sua qualidade de Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde, o clínico tem apelado à comunidade portuguesa por variadíssimos canais, incluindo as redes sociais, para que se mantenham em casa, à exceção de saídas essenciais, e cumpram o melhor possível as recomendações da Direção Geral de Saúde. O objetivo desta medida é “tentar desacelerar a propagação e permitir algum fôlego ao SNS”, diz. Apela também a que os gestores das instituições hospitalares e de outras áreas de cuidados de saúde forneçam o equipamento adequado a todos os profissionais de saúde que estão em contacto direto com doentes infetados, para que estes possam continuar a prestar um serviço que é, neste momento, essencial à população.

A clínica oftalmológica continua aberta em serviços mínimos e com os cuidados máximos no atendimento de situações urgentes e pacientes crónicos ou com problemas oculares/visuais que não possam ser adiados por várias razões. Assim, tenta-se evitar a deslocação de pessoas aos hospitais cujo foco é a luta contra a Covid-19 e os recursos estão alocados ao tratamento da pandemia que assola, atualmente, o planeta.