Curtas Vila do Conde arranca a 12 de julho com sessão dedicada a João Gonzalez

0
738

O Festival Internacional de Cinema Curtas Vila do Conde está prestes a iniciar a 32ª edição. O Curtas arranca oficialmente no próximo dia 12 de julho, com um evento de música e filmes de animação. Este evento, marcado para as 20 horas, dará um “destaque merecido à obra de João Gonzalez”, realizador e animador português que escreveu e realizou ‘Ice Merchants’, a primeira curta-metragem de animação portuguesa nomeada aos Óscares.

Em nota de imprensa, a organização do Curtas explica que o festival, que decorre até 21 de julho, “é sobretudo um ponto de encontro para a comunidade do cinema português”, sendo uma “oportunidade importante para a partilha de experiências e para se conhecer, com cuidado e atenção, o estado da arte de uma cinematografia que, ano após ano, se revela das mais intensas e irreverentes do cinema contemporâneo”.

Com um programa que integra obras do panorama nacional e internacional, o Curtas “volta a sublinhar a vitalidade, diversidade e energia de várias gerações de cineastas, alguns em estreia e outros já muito bem conhecidos pelo público do festival”.

Esta lista de filmes inclui obras de Isadora Neves Marques, Inês Lima e Daniel Soares, estreadas mundialmente em Cannes, mas também de Rita M. Pestana, Patrícia Neves Gomes, Frederico Mesquita, Sofia Borges, Margarida Assis e Maria Trigo Teixeira, que competem pela primeira vez no festival. A secção conta ainda com o regresso de Margarida Vila-Nova, Pedro Caldas, Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, Luís Costa, Mário Macedo, Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues.

O Curtas conta com várias competições, entre elas a internacional, que vai relevar “novos talentos e futuras memórias cinematográficas”. Destacam-se, nesta lista, os nomes de Nebojša Slijepčević, Frank Sweeney, Ilir Hasanaj e Eric K. Boulianne.

O cinema experimental merece também lugar de destaque no programa, com filmes de Miranda Pennell, Joana Hadjithomas e Khalil Joreige, Rainer Kohlberger, Siegfried A. Fruhauf, Kevin Jerome Everson, e as novidades Rita Morais, Nicolas Gebbe ou J.P. Sniadecki.

O Curtas 2024 integra ainda uma programação dedicada a famílias (Curtinhas) e a competição de filmes de escola Take One!. De realçar ainda a primeira passagem a norte de ‘Estamos no Ar’, longa-metragem de Diogo Costa Amarante, e para todo o programa de conversas do festival.