Depressão ‘Lola’ anuncia chuva e trovoada até sábado

As regiões norte e centro do país deverão ser especialmente afetadas a partir da tarde desta sexta por períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoada devido à passagem da depressão Lola, adiantou à Lusa a meteorologista Patrícia Marques.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a depressão Lola está situada a oeste do continente, que deverá ser afetado por chuva e trovoada a partir da tarde de hoje e no sábado.

“Os distritos mais afetados serão os das regiões norte e centro. Ocasionalmente podem ocorrer aguaceiros que poderão ser de granizo, principalmente no sábado. Está também previsto vento do quadrante sul, soprando até 30 quilómetros por hora, sendo forte nas terras altas com rajadas até 80/90 quilómetros por hora”, adiantou. A meteorologista disse ainda que a chuva deverá manter-se até ao início da próxima semana.

Na sequência da passagem da depressão, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertaram na quinta-feira para o agravamento do estado do mar, com ondas que podem atingir os sete metros e vento forte com rajadas superiores a 90 quilómetros por hora.