Deputada do PAN visita canil de Vila do Conde e defende novo centro de recolha de animais

A deputada do PAN à Assembleia da República, Bebiana Cunha, visitou o canil de Vila do Conde e reuniu com a médica veterinária municipal e a vereadora da saúde pública, que inclui as competências referentes ao funcionamento dos serviços municipais de veterinária.


Para o PAN, é “evidente” a necessidade de um Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) com uma maior capacidade de acolhimento, bem como a criação de um gatil adequado para estimular a adoção de gatos abandonados dóceis e da “indispensável melhoria” das condições de trabalho dos seus funcionários. “Em 2011, a infraestrutura do canil ia ser provisória. Dez anos volvidos, permanece quase igual. As obras realizadas em 2019 não resolveram problemas estruturais e o executivo deve apresentar a sua decisão sobre como e quando vai resolver estes problemas”, sustenta Bebiana Cunha.


“É fundamental inclusive reforçar a equipa técnica afeta aos serviços veterinários municipais, para que se possa assegurar com qualidade e eficácia todo o trabalho desenvolvido”, acrescentou. Durante a sua ação, o PAN questionou também acerca do programa CED (captura, esterilização e devolução) a gatos de rua e da obrigação imposta pelo município de o registo dos microchips ser feito em nome dos cuidadores, uma prática que “obstaculiza o processo massificado” de CED que “deve ser feito” para efetivamente se controlar a população de gatos em colónias.


O PAN procurou ainda saber sobre os apoios à esterilização dos animais de pessoas economicamente carenciadas, matéria relativamente à qual o município se comprometeu a avançar e estudar a melhor forma de apoiar estas famílias. Adicionalmente, foi interpelada a questão da criação de um site exclusivo e uma página oficial nas redes sociais para a divulgação do trabalho e dos animais para adoção no canil, atualmente inexistente. O PAN propôs ainda a criação de parques que possam acomodar e controlar as várias matilhas existentes, à semelhança do que alguns municípios têm vindo a desenvolver, com óptimos resultados.