DGS apela aos jovens que evitem ajuntamentos: “Máscara é barreira mas não dá imunidade”

0
938

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, apelou aos jovens para que evitem os grandes aglomerados. Em declarações aos jornalistas, a especialista em saúde pública lembrou também que a máscara não confere imunidade, pelo que tem de ser combinada com as restantes medidas de contenção do novo coronavírus.

“O nosso apelo é muito para a população jovem, que felizmente sofre pouco as consequências da doença, mas que contribui para que a doença se propague entre os outros, que atinja pessoas mais velhas, pessoas mais vulneráveis e, sobretudo, aquilo que nós não queremos, que é manter cadeias de transmissão ativas no nosso país, para que a nossa vida social e a nossa vida económica voltem ao normal, dentro do possível, o mais rapidamente possível”.

A Diretora-Geral da Saúde reforçou que “seja em festas, seja em raves, seja em ajuntamentos no exterior, não nos podemos juntar, mesmo com máscara”. Esta funciona como “uma medida adicional, ajuda a proteger-nos, é um método barreira, mas não nos dá imunidade”. Se nos desse imunidade, o problema do mundo “estava resolvido”.