Dia da Camisola Poveira junta centenas de pessoas em desfile pelo centro da cidade (fotos)

0
4097

Mais de 300 pessoas vestindo a Camisola Poveira não temeram a chuva e juntaram-se na tarde do feriado de 8 de dezembro na Praça do Almada, correspondendo ao apelo da autarquia para incorporar um desfile de promoção e divulgação da peça de vestuário, tradição secular de origem piscatória.

O desfile, que contou com a Banda Musical da Póvoa de Varzim e o Rancho Poveiro, decorreu ao longo de cerca de um quilómetro entre a Câmara Municipal e o Largo David Alves, com passagem pela tradicional Rua da Junqueira, artéria nobre do comércio local.

No largo, Aires Pereira, presidente da Câmara, agradeceu a presença de todos que participaram nesta iniciativa e lembrou a importância da Camisola Poveira nos usos e costumes locais e o que representa para a comunidade poveira.

O Dia da Camisola Poveira, também serviu para a abertura de inscrições para os próximos cursos de formação na arte de tricotar e bordar a peça, como foi reforçado o património cultural que representa a cidade, o concelho, e as gentes poveiras espalhadas pelos quatro cantos do mundo.