Dia da Mãe – uma data eterna

0
351

O mês de maio chegou e com ele veem algumas datas importantes. Em Portugal, o dia da Mãe acontece no primeiro domingo, este ano no dia 5. É uma data dedicada às mães, que merece ser comemorada e lembrada.

O Dia da Mãe foi durante muito tempo a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, o que para muitos ainda é festejado também nessa altura. Depois, a comemoração passou para o primeiro domingo do mês de maio, mas o significado manteve-se: na tradição católica, maio é o mês de Maria, a Mãe de Jesus Cristo.

Nos Estados Unidos, acredita-se que este dia tenha nascido em 1858, pela mão da ativista Ann Maria Reeves Jarvis que foi a fundadora dos Mothers Days Works Clubs. Em 1870 a escritora Julia Ward Howe publicou o manifesto Mother’s Day Proclamation, pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão. No Brasil, o Dia da Mãe comemora-se no segundo domingo do mês de maio.

Nesta página dedicada à mulher e à Miss Póvoa, três antigas candidatas deixaram uma mensagem às suas mães e explicaram o que este dia significa para cada uma delas. Para a Ana Eusébio o Dia da Mãe é “muito significativo”. “É um dia para expressar amor e gratidão. Reflexão sobre a maternidade e relembrar as memórias e lembranças, que se mantém guardadas no meu coração”.

Filipa Morim, Miss Simpatia e 1ª Dama de Honor na edição de 2023, sublinha que “a minha mãe é a prova viva de que nem todos os super-heróis usam capa. O dia da Mãe é dia 5 de maio? Não, o dia da Mãe é todos os dias. Escolhemos um dia no ano e chamamo-lo de Dia da Mãe por uma questão ambiental. Todas as flores do planeta não conseguiriam sobreviver se não escolhêssemos um dia no calendário. Porque, na verdade, todos os dias, são o Dia da Mãe”. A Filipa deixa também uma curiosidade “há quem diga que a Marvel se inspirou nas mães para criar os super-heróis” e para a Filipa “a minha mãe foi o meu primeiro amor e é isso que o Dia da Mãe simboliza para mim, amor”.

A Iris Nogueira reconhece que esta celebração é muito importante e que todas as mães têm de ser honradas e amadas. Para a sua mãe deixa duas palavras “gratidão e reconhecimento”.

Por sua vez, Rita Pereira, 2ª Dama de Honor, retrata o Dia da Mãe de uma forma interessante, “o Dia da Mãe na minha vida passou a ser o dia da família. Um dia para eternizar mais momentos, trocar os sorrisos habituais de domingo e estar juntos daqueles que me são tanto”.