Esta quarta-feira, dia 27 de março é o Dia Nacional do Dador de Sangue, com este dia pretende-se marcar e reconhecer a importância que há no gesto de doar sangue, que para muitos casos, passa de um gesto para algo vital.
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação, neste dia, lembrou não só o valor que tem a doação de sangue, mas também, informou e apelou “as reservas dos grupos sanguíneos A positivo, A negativo, O positivo e O negativo estão abaixo do desejável, pelo que pedimos a todos dadores dos grupos acima mencionados que estejam em condições de fazerem uma dádiva de sangue que o façam com a maior brevidade”. Para se ser dador de sangue deve ter: entre 18 e 65 anos (o limite para a primeira dádiva são os 60 anos), peso igual ou superior a 50 kg e ter hábitos de vida saudável.
Posto isto e reforçando a importância deste dia e deste gesto, na Póvoa de Varzim, as recolhas de sangue para o mês de abril vão decorrer nos dias 1 e 18 de abril, na sede da Associação Humanitária de Dadores de Sangue da Póvoa de Varzim (Rua Almirante Reis 2). Também no dia 22 de abril haverá recolha em S. Pedro de Rates, no Salão Paroquial.