Dois candidatos concorrem à presidência da Cooperativa Agrícola

642

Carlos Neves ou António Balazeiro, um deles será o presidente da Cooperativa Agrícola de Vila do Conde nos próximos quatro anos. As eleições para os órgãos sociais realizam-se sexta-feira, 12 de janeiro.

Carlos Neves, agricultor, produtor de leite, é o atual responsável pela Assembleia Geral da Cooperativa. É fundador e ex-presidente da Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP). A equipa que o acompanha na lista é composta por 60 pessoas, e é precisamente nelas que reside o trunfo da vitória, garante: “Temos uma equipa renovada com novos elementos mas contámos também com a experiência de dois elementos da atual direção e do atual presidente do Conselho Fiscal, José Maria Maia, agora candidato a presidente da Assembleia Geral. Para o Conselho Fiscal a lista é liderada por Cristina Maia”. Carlos Neves apresenta “um projeto sustentado no reforço do espírito de equipa entre funcionários e associados e na adoção de uma gestão pautada pelo rigor nas despesas e nos investimentos, com vista à redução dos custos dos fatores de produção. Vamos valorizar o leite, mas queremos também abrir a Cooperativa a outras atividades, promovendo o escoamento de produtos agrícolas alternativo”.

A outra candidatura é protoganizada por António Balazeiro, atual presidente daquela que é a segunda maior cooperativa na área da produção do leite do país. Acompanha-o na sua lista uma equipa no Conselho de Administração (Direção), na Mesa da Assembleia Geral, no Conselho Fiscal e delegados. Apresenta um programa de 25 pontos, entre os quais: pressionar junto das entidades do setor da agricultura e do governo por uma melhoria de condições e de preços; melhorar os serviços do laboratório da qualidade do leite e das provas de estábulo; Promover o escoamento dos vários produtos produzidos pelos sócios, mesmo os de pequena quantidade; montagem de básculas de pesagem nos armazéns de Bagunte e Guilhabreu, para servir os sócios; requalificar os postos de abastecimento de Guilhabreu e Vila do Conde (sede).

Na foto: Carlos Neves e António Balazeiro