Espetáculo recorda histórias de liberdade no mercado municipal de Vila do Conde

0
586

No dia 1 de maio, Dia do Trabalhador, o Mercado Municipal de Vila do Conde vai receber, às 21h30, o espetáculo multidisciplinar, que vai decorrer no âmbito do projeto “SEMPRE, histórias de liberdade”.

Este espetáculo vai cruzar imagem, música e palavra, a partir das memórias, arquivos e histórias de liberdade das gentes do concelho. Uma celebração e uma homenagem a todos os que ajudaram a construir a sociedade democrática e livre de hoje.
Fazem parte deste projeto mais duas iniciativas. Dirigindo-se a vários públicos e gerações, “SEMPRE, histórias de liberdade” lança um apelo à população para a recolha destas memórias e arquivos, com o objetivo de serem mostrados mais tarde, em outubro, no âmbito de uma exposição e de uma publicação. Nesta altura será também lançada uma K7, uma edição de autor que apresenta o registo do imaginário áudio-musical de todo este processo. Estas memórias, podem ser enviadas até ao dia 14 de junho, para o seguinte contacto de email: SEMPRE. historiasdeliberdade@ gmail. com.

A 19 de outubro, a exposição, publicação e K7 vão ver a luz do dia, num ponto de encontro de registo das histórias de liberdade reunidas junto da comunidade vilacondense com um suporte de apresentação dos testemunhos, arquivos e coleções pessoais recolhidos e uma extensão do processo de criação do objeto artístico apresentado a 1 de maio.

Passados 50 anos do primeiro 1º de maio em Portugal, Vila do Conde é convidada a participar na manifestação popular e artística com base na recolha de histórias de liberdade.