Esposende testa resposta a incêndios rurais com exercício EspoRex26

0
75
ptr

O Município de Esposende realizou o exercício municipal EspoRex26, uma operação de grande escala destinada a testar a capacidade de resposta dos agentes de proteção civil perante um cenário simulado de incêndio rural com múltiplas frentes ativas. A iniciativa permitiu avaliar, em ambiente controlado, a articulação entre entidades e a eficácia dos mecanismos de decisão em situações de emergência.

Conduzido pela Direção do Exercício (DIRDEX) o EspoRex26 integrou o Plano de Operações Municipal (PLANOP) e seguiu os princípios do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS).

A ação foi organizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e contou com a presença do presidente da Câmara de Esposende, Carlos Silva, e do vice‑presidente, Aurélio Neiva, além de bombeiros, Cruz Vermelha, GNR, Capitania, ICNF, unidades de saúde, hospitais, Segurança Social e representantes das Juntas de Freguesia.

Carlos Silva destacou que “a preparação sólida das entidades locais é determinante para garantir respostas eficazes em operações de proteção civil”, sublinhando a importância de exercícios que permitam antecipar cenários e melhorar procedimentos.

Entre os principais objetivos estiveram a avaliação do funcionamento do Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM), a testagem dos mecanismos de ativação do Plano Municipal de Emergência, a eventual declaração de Situação de Alerta e a aferição da capacidade de resposta das unidades orgânicas do Município e das entidades que integram a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC).