Festa d’ Assunção em dia comemorativo dos 250 anos da igreja da Lapa (fotos)

0
461

Este domingo, 15 de agosto, dia da Nossa Senhora d’ Assunção, ficou assinalado pelo descerramento no adro da Igreja da Lapa, na Póvoa de Varzim, de uma placa que marca mais uma das etapas das comemorações dos 250 anos do templo (1772-2022).

No final da eucaristia solene em honra da Senhora d’ Assunção, e perante dezenas de pessoas, o momento ficou registado na presença de D. Rui Valério, bispo das Forças Armadas e da Segurança, do Almirante Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Aires Pereira, presidente da Câmara, e outras entidades civis, religiosas e militares.

Para o autarca, a Igreja da Lapa revela a “união da nossa comunidade e o local de encontro em tempos de pandemia” e assegurou que “vamos reavivar as memórias deste edifício nos próximos 12 meses”, numa alusão aos 250 anos da construção do templo. 

Uma palavra de agradecimento “e do fundo do coração por estar na Póvoa de Varzim, com as suas gentes, a sua cultura, a sua bravura e o seu espírito de iniciativa”, transmitiu o bispo Rui Valério a todos os presentes, saudando com uma mensagem: “Que Nossa Senhora vos abençoe”. 

O bispo apontou o edifício da Igreja da Lapa como um “farol” para o caminho da vida, “no início da manhã, ou no final da noite”, e expressou que “a pandemia representa um grande desafio. Ao assinalar os 250 anos da igreja, lancemos esta referência para o mundo, que seja para cada um de nós, a Nossa Senhora no primeiro e último olhar de cada dia”.

Por sua vez, o padre Nuno Rocha, sacerdote da Paróquia da Lapa, manifestou a sua alegria para que “os próximos 12 meses sejam de agradecer histórias que todos partilharam e continuam a partilhar connosco”, com um voto especial para a Comissão Organizadora da celebração dos 250 anos da existência da Igreja da Lapa, nomeadamente à Paróquia, Câmara Municipal e Associação do Bairro Sul”.

À celebração associaram os componentes do Rancho Tricanas da Lapa e dos Leões da Lapa, com cânticos em honra de Nossa Senhora d’ Assunção e da Igreja da Lapa.

Fotos José Alberto Nogueira