Festival Internacional de Música arranca na quinta-feira com conferência de Rui Vieira Nery

0
800

A programação oficial do 46º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) arranca esta quinta-feira, 11 de julho, com a conferência de abertura, de entrada livre até ao limite da lotação e marcada para as 21 horas no Cine-Teatro Garrett, a cargo do musicólogo Rui Vieira Nery. O mote será a Liberdade – tema que pretende estar presente em todo o Festival.

O Cine-Teatro Garrett vai acolher cinco concertos, mas não será a única ‘casa’ do FIMPV. Os concertos vão passar pela Igreja Matriz da Póvoa de Varzim (para onde estão marcados dois concertos), pelo Auditório Municipal (onde decorrem outros dois concertos), e pela Igreja Românica de S. Pedro de Rates (a freguesia vai receber três concertos), mas também pelo Parque da Cidade.

A mais recente confirmação do FIMPV é Martha Argerich. A multi-galardoada pianista vai juntar-se a Sergei Nakariakov e à Orquestra de Câmara Portuguesa no concerto de dia 20 de julho, às 21 horas, no Cine-Teatro Garrett, para a interpretação do Concerto nº1 Op.35 para Trompete, Piano e Orquestra, de Dmitry Shostakovitch. A direção musical do concerto está a cargo do maestro Pedro Carneiro.

Martha Argerich, de 83 anos, “continua a ser a pianista mais solicitada e admirada em todo o mundo, permanecendo um modelo para sucessivas gerações de jovens músicos”, diz o FIMPV. Os bilhetes para o concerto esgotaram no mesmo dia em que a participação de Martha Argerich foi anunciada.

A 46ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, com direção artística de Raúl da Costa e organização da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim, servirá também para celebrar os 50 anos de elevação a cidade da Póvoa de Varzim.

Os bilhetes para os concertos já estão à venda na bol.pt e no Cine-Teatro Garrett.