Governante em palestra na Estela sobre emigração portuguesa

0
1442

O Clube de Caçadores da Estela organizou na segunda-feira à noite uma palestra, na sua sede, subordinada ao tema ‘Portugueses Pelo Mundo’. O convidado da sessão foi José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades.

O presidente da associação poveira, José Manuel Almeida, agradeceu a todos os envolvidos e presentes, cerca de 200 pessoas que encheu a sala do Clube. Lembrando que “Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes, só atrás da Malta”, José Almeida passou a palavra ao governante.

Na sua intervenção, Luís Carneiro começou por frisar que “uma das grande marcas que singulariza o nosso país” é precisamente a significativa franja da população que ao longo da história foi emigrando por esta ou aquela razão. “Somos globalizados porque temos cidadãos literalmente em todos os cantos do mundo”, proferiu, não esquecendo o papel de todos eles, desde o operário ao Secretário Geral das Nações Unidas. Pessoas que, acrescentou, são demonstrativas da “diversidade e riqueza do enraizamento dos portugueses globo”.

O Secretário de Estado concluiu aludindo aos “estudos que nos dizem que mais de 90 por cento dos portugueses que saem do país, quando regressam temporária ou definitvamente, fazem-no pela sua Junta de Freguesia. Isto mostra que de facto os emigrantes estão lá fora mas permanecem muito vinculados à sua memória, identidade e origem”.

O governante esclareceu, ainda a plateia, qual as precauções e preocupações que uma pessoa deve ter quando opta pela emigração, justificando o apoio que o Estado garante a todos os portugueses espalhados pelo mundo, através de uma rede de consulados e consulos honorários que o país tem, abrangendo 150 países.