Greve no Metro esta segunda-feira obriga passageiros a escolherem alternativas

0
1400

Esta segunda-feira todas as linhas do Metro do Porto vão estar fechadas só reabrindo a partir das 6h da manhã de terça-feira, devido à greve dos funcionários.

A empresa do Metro explicou que “não houve acordo com os trabalhadores” da ViaPorto – concessionária do metro -, e, “não havendo serviços mínimos, nem garantia de haver maquinistas a partir das zero horas desta segunda-feira, a empresa optou por encerrar a rede”.

Esta será “a primeira vez que uma greve paralisa totalmente a operação do metro”, o que vai obrigar a milhares de utentes a escolherem outras alternativas, que poderá ainda congestionar o trânsito na área metropolitana, ou ainda a optarem por por ficarem nas suas localidades.

A luta dos trabalhadores tem como objetivos “reduzir a carga laboral, alteração na categoria profissional e mais contratações”. “Nos últimos oito anos os condutores da Metro do Porto nunca fizeram greve para além das greves gerais. Chegámos ao nosso limite. Aguardámos durante dois anos com boa fé, mas agora já passou muito tempo a aceitar as regras da empresa [ViaPorto]”, declarou Rui Pedro Pinto dirigente do Sindicato dos Maquinistas.

Estão já previstos mais 2 dias de greve este mês, nos dias 17 e 31, também segundas-feiras). Até lá a administração do Metro espera solucionar a questão com os trabalhadores.