Hélder Pereira recebe prémio de apoio para investigação em cirurgia ao tornozelo

0
18137

O médico ortopedista do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde vai receber um prémio de apoio a investigação da ISAKOS em cirurgia ao tornozelo. Este é um reconhecimento internacional ao projeto dirigido por Kenneth Hunt (Estados Unidos da América), Hélder Pereira (Portugal) e Pieter D’Hooghe (Bélgica/Qatar), que resulta da colaboração entre Universidade do Minho, Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Centro de Traumatologia Desportiva Taipas Termal e Universidade de Denver nos Estados Unidos e Centro de Excelência Médica da FIFA – Aspetar.




Após publicar uma técnica inovadora (revista “Arthroscopy”) que permite uma reabilitação mais rápida e eficaz das rupturas destes ligamentos, Hélder Pereira é agora premiado e envolvido neste projecto de envergadura intercontinental para continuar a desenvolver o tratamento cirúrgico nesta área.

Com esta investigação pretende-se “desvendar novas soluções na reparação das lesões ligamentares do tornozelo”.

“Um trabalho árduo de criatividade e inovação tecnológica ao mais alto nível que decorreu na Universidade de Denver, nos Estados Unidos da América. Brevemente serão publicados a nível internacional os resultados que ajudarão na melhoria dos cuidados clínicos a milhões de pacientes”, explicou Hélder Pereira, acrescentando: “as lesões dos ligamentos do tornozelo são a lesão mais frequente durante a prática de qualquer desporto e representam um problema de saúde pública pela sua frequência e implicações em absentismo laboral desportivo”.