Hospital da Póvoa preparado para receber doentes com Coronavírus

4074

A unidade de saúde do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, sendo um dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, passa a partir desta quinta-feira a receber e a tratar de doentes da sua área de referência com suspeita ou confirmação de Covid-19.

De acordo com fonte hospitalar, “passamos a ter uma pré triagem e espaços separados Covid19 e não Covid19”.

Desta forma, o hospital entra na fase de mitigação anunciada pela Direção Geral de Saúde, que tem início às zero horas de 26 de março.

Também todas as equipas das unidades de saúde, do público e do privado, assim como das farmácias, devem saber como atuar perante um caso suspeito.

Qualquer meio de transporte do INEM tem de estar preparado para transportar um doente Covid-19.

O que é a fase de mitigação?

Na fase de mitigação já está disseminada a transmissão comunitária do novo coronavírus e já não é possível descobrir a origem das cadeias de transmissão – ou seja, já há casos de Covid-19 já com origem no território nacional.

A diretora-geral da Saúde anunciou que Portugal vai entrar “em fase de mitigação”. “Temos transmissão comunitária, ainda não exuberante nem descontrolada. quinta-feira às 00h00, vai entrar um novo plano para abordar à Covid-19. Vamos passar das medidas da fase de contenção para as medidas da fase de mitigação”, comunica, prevendo “alguma turbulência”.