LIPOR investe 1,5 milhões na construção de novo equipamento em Laúndos

0
1282

A LIPOR, empresa intermunicipal de gestão de resíduos do Grande Porto, vai investir 1,5 milhões de euros  na construção do Ecocentro e Estação de Transferência na Póvoa de Varzim, que vai servir de apoio a um projeto piloto no concelho.

O equipamento, que será edificado na freguesa de Laúndos, receberá resíduos indiferenciados, mas também resíduos provenientes da recolha seletiva do projeto ‘Porta-a-Porta’ produzidos no município poveiro, e que serão, posteriormente, transporte para as instalações de processamento da LIPOR.

Esse sistema de recolha ‘Porta-a-Porta’, que será pioneiro na Póvoa de Varzim, deverá abranger uma franja da população a rondar as 10 mil pessoas, que passarão a ter acesso a contentores especiais, com identificação eletrónica do utilizador e sistema de medição dos depósitos, de forma a premiar promove a separação de resíduos.

“Iremos avançar com esta recolha seletiva na zona histórica da cidade e também na zona norte. Haverá campanhas de formação, distribuição de equipamentos e explicação sobre o funcionamento. Com isso vamos identificar cada produtor e beneficiar quem separa”, explicou Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim e também da LIPOR.

Aires Pereira revelou que o objetivo final passará por criar descontos na tarifa municipal da água, que agrega a taxa de resíduos, a quem tiver maior consciência ambiental, esperando o que o sistema possa entrar em funcionamento já no final do verão.

“O prazo de construção destes equipamentos é de um ano, mas vamos falar com o empreiteiro para tentar encurtar o tempo, para termos tudo a funcionar em setembro”, disse Aires Pereira.

O investimento de 1,5 milhões de euros será destinado à construção do ecocentro, que receberá resíduos que, pelas dimensões e características, não serão processados na instalação de valorização energética da LIPOR , e também na construção da estação de transferência, que vai receber o resíduos do projeto ?Porta-a-Porta’ e também da recolha indiferenciada.

“Com estes equipamentos, os nosso camiões de recolha deixarão de fazer as várias viagens diárias entre a Póvoa de Varzim e as instalações da LIPOR na Maia, passando a fazer entrega neste novo local”, explicou Aires Pereira

O autarca, e também presidente do concelho de administração da empresa intermunicipal, esteve hoje nos terrenos onde vão ser edificados os equipamentos, assinando o auto de consignação da obra.

“Este terreno estava destinado a ser um aterro de reserva, mas face à evolução da LIPOR no tratamento de resíduos, em que apenas um por cento é depositado em aterros, passará a ter um novo uso”, explicou Aires Pereira.

Além do investimento de 1,5 milhões na construção, haverá paralelamente um outro de 500 mil euros, para aquisição das maquinarias, num projeto que já foi alvo de uma candidatura a fundos europeus.