Lixo marinho recolhido por 19 barcos de pesca na Póvoa de Varzim (fotos)

19 embarcações associadas da Pró-Maior “recolheram voluntariamente lixo marinho nas redes durante a sua atividade de pesca habitual e ainda trouxeram para terra o lixo produzido pela embarcação”, informou a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar.

A iniciativa denominada “Ocean Clean Day”, que decorreu na terça-feira, 8 de junho, dia Mundial dos Oceanos, teve como objetivo “a consciencialização da comunidade piscatória para os impactos ambientais negativos do lixo marinho”, explica nota da associação de pesca.

Esta ação, com o apoio da Câmara da Póvoa de Varzim e Docapesca” foi desenvolvida no âmbito de em parceria com o CIIMAR no âmbito do projeto NETTAG, e pretendeu “quantificar e classificar o lixo produzido a bordo e o lixo marinho recolhido, desmistificando a ideia de que o lixo do mar é feito pelo pescador, quando na verdade são os pescadores que trazem o lixo do mar para terra”.

A Pró-Maior, através do dirigente Manuel Postiga, congratula-se “pela atitude de todos os pescadores, que apresentaram grande vontade de contribuir na recolha de lixo, demonstrando-se sensíveis às questões ambientais, sendo esta uma preocupação transversal a todo o setor”.