Mais de um milhar de ciclistas para colorir Maratona BTT da Póvoa

0
7996

A partir das 9h da manhã deste domingo, corre-se a Maratona BTT da Póvoa de Varzim, com partida e chegada junto ao Estádio do Varzim. Este ano, para além dos mais de mil ciclistas que vão colorir o concelho poveiro, a prova conta com a presença do Campeão do Mundo Master, o amorinense Filipe Ramos, que terá o dorsal nº 1.

A corrida, que irá decorrer em duas distâncias – 51 e 69 km, depois de sair da Póvoa irá tomar a direção de Vila Nova de Famalicão, mas, em Fradelos, quando estiverem percorridos 23 km, a meia-maratona sofre uma inflexão rumando progressivamente para norte, até alcançar S. Pedro de Rates.

Sem grandes desníveis para vencer, os participantes marcarão também passagem por Terroso, Navais, Aguçadoura e A Ver-o-Mar, antes de se encaminharem para a meta, instalada no ponto de partida.

Este trajeto é comum à prova “rainha”, mas quem optar pelos 70 km cumprirá um percurso que, a partir de Fradelos, se prolonga pelas localidades de Calendário e Brufe, muito próximas já da sede do concelho vizinho, Famalicão.

Depois, entre os quilómetros 30 e 39 estão localizadas as duas maiores dificuldades da maratona. Não sendo extenuantes, as altitudes variam entre os 200 e os 250 metros e o último terço da prova vão exigir, ainda dos participantes alguma disponibilidade física até entrarem na pendente mais favorável que os reconduzirá à Póvoa. A Maratona BTT da Póvoa de Varzim by Trek é organizada pela Bikeservice. Foto Juliana Costa/Bikeservice.