Manuel Lopes recordado 12 anos após a sua morte

0
2278

Neste 14 de agosto de 2018, assinalam-se 12 anos que morreu Manuel Lopes, personalidade que dedicou grande parte da sua vida à cultura da Póvoa de Varzim.

Foi diretor da Biblioteca Rocha Peixoto durante largos anos e em sua memória foi atribuída o seu nome a uma rua, precisamente onde está localizado o edifício bibliotecário.

Nesta data, publicamos um texto enviado pelo leitor Abraão Cruz, sobre a Lancha Poveira, a quem Manuel Lopes também se empenhou em divulgar a notoriedade desta embarcação.

Três “MARCAS” Poveiras

Este ano a 14 de Agosto, faz 12 anos que Manuel Lopes faleceu e lembro com saudade a sua exemplar vivacidade e espírito indomável perante as circunstâncias e vicissitudes da vida, muito em especial ao que à Lancha Poveira “Fé em Deus” e respectiva tripulação dizia respeito.

O Manuel Lopes será sempre lembrado por todos que comungaram com ele as muitas peripécias atlânticas. Por isso e de forma singela, com este pequeno texto, quero homenagear aquele que foi o grande obreiro e responsável mor pela construção da réplica da famosa Lancha Poveira do Alto denominada “FÉ EM DEUS”. Obrigado Manel.

Muitas foram as mãos que trabalharam, moldaram e deram vida à Lancha.

No entanto lembro aqui duas personagens muito queridas, (João Feiteira e António Ferreira) que me impressionaram pela forma valorosa, minuciosa, perfeita mas com alguma dose de humildade, transformando uns quantos toros de madeira nesta bela embarcação que, João Feiteira, com arte e engenho projectou a arquitectura de uma Lancha robusta, segura e rápida provocando a admiração e espanto em todos que a vêm navegar e nos portos dos países que visita. Obrigado Ti João Feiteira e Ti António Ferreira.